UEMS

06.29 – PROEC – DIVISÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS ESTRATÉGICOS (DPPE)

A DPPE é o órgão responsável por acolher, identificar, investigar, sistematizar, orientar, apoiar, realizar e monitorar ações de desenvolvimento de programas e projetos estratégicos de interesse da instituição. Os serviços prestados pela DPPE são executados por dois setores distintos, a saber: Setor de Acolhimento a Refugiados, Migrantes e Apátridas e Setor de Programas e Projetos Estratégicos

Os serviços prestados pela DPPE são destinados ao seguinte público-alvo:

1. Setor de Acolhimento a Refugiados, Migrantes e Apátridas: comunidade migrante internacional no estado de Mato Grosso do Sul, participante das ações de acolhimento linguístico, humanitário e educacional promovidas pelo Programa UEMS ACOLHE e demais ações de extensão voltadas a este público; agentes voltados ao acolhimento e atendimento da comunidade migrante internacional no estado; professores e coordenadores envolvidos com projetos e ações de extensão relacionados à temática dos deslocamentos humanos.

1. Setor de Programas e Projetos Estratégicos: coordenadores de projetos de extensão com potencial estratégico para a Universidade; comunidade universitária; poder público e pela sociedade a partir de demandas específicas.

Os documentos necessários para obtenção dos serviços vinculados a DPPE são, a princípio, aqueles vinculados ao cadastramento de ações de extensão junto a Divisão de Extensão. No caso particular da comunidade migrante internacional envolvida com as ações de acolhimento linguístico, humanitário e educacional apoiadas pela DPPE são solicitados cópia de algum documento de identificação com foto e declaração de residência.

A DPPE ainda está em fase de implantação das suas ações, tendo apenas o Setor de Acolhimento a Refugiados, Migrantes e Apátridas já atuando diretamente, em especial a partir do Programa UEMS ACOLHE, no oferecimento dos seus serviços. No caso específico das ações do Programa UEMS ACOLHE, na forma dos cursos de Português como Língua de Acolhimento, os interessados devem:

Etapa 1 – Acessar a página do Programa, bem como suas redes sociais e de parcerias para tomar ciência do oferecimento dos cursos propostos para cada semestre. A página do Programa está hospedada no site da UEMS – www.uemsbr/uemsacolhe

Etapa 2 – Ao escolher seu curso de interesse, os participantes devem preencher uma ficha de inscrição online, elaborada na plataforma Google Forms.

Etapa 3 – Por serem alunos internacionais, a equipe de trabalho do Programa UEMS ACOLHE entra em contato com cada aluno inscrito para confirmar seus dados e fazer as últimas orientações antes do início das atividades. Esta etapa é feita por meio de e-mail institucional, a saber: uemsacolhe@uems.br

Não há custas para os serviços prestados pela DPPE, como, por exemplo, na forma de taxas

No âmbito do Setor de Acolhimento a Refugiados, Migrantes e Apátridas, os serviços são de caráter semestral, no caso do apoio aos cursos e demais ações. Já no Setor de Programas e Projetos Estratégicos, o prazo máximo para atendimento irá depender das próprias propostas que serão elencadas a partir dos critérios que serão estabelecidos para nomear um projeto ou programa de ação como potencial estratégico para a Universidade.

Por estar ainda em fase de implementação, a DPPE ainda não conta com canais de acesso direto. O Setor de Acolhimento a Refugiados, Migrantes e Apátridas, na forma do Programa UEMS ACOLHE, tem sua representação a partir dos seguintes canais:

Endereço: Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Jardim Santo Amaro – CEP 79115-898

Unidade Universitária de Campo Grande

Bloco D – Sala T06

Campo Grande-MS

Site: www.uems.br/uemsacolhe

E-mail: uemsacolhe@uems.br

Como já referido, por estar ainda em fase de implementação, a DPPE ainda não conta com canais de acesso direto. O Setor de Acolhimento a Refugiados, Migrantes e Apátridas, na forma do Programa UEMS ACOLHE, tem sua representação a partir dos seguintes canais:

Endereço: Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Jardim Santo Amaro – CEP 79115-898

Unidade Universitária de Campo Grande

Bloco D – Sala T06

Campo Grande-MS

Site: www.uems.br/uemsacolhe

E-mail: uemsacolhe@uems.br

Pelo caráter de acompanhamento e orientação no que tange aos serviços prestados pela DPPE, a partir dos seus Setores, temos como compromisso de atendimento o padrão de excelência na qualidade dos atendimentos no que diz respeito às devolutivas sobre andamento de solicitações e ações, além de eventuais manifestações.

RESOLUÇÃO COUNI-UEMS Nº 568, de 2 de março de 2020, página 38.

PDI 2021 – 2025 – Página 48 / Objetivos 33 e 34

PPI 2021 – 2025 – Página 106 / 4.6.3.6 Divisão de Programas e Projetos Estratégicos (DPPE)

O usuário poderá manifestar sua satisfação ou avaliação do serviço prestado acessando o portal e-OUV do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Mato Grosso do Sul pelo link: http://www.ouvidorias.ms.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx

Ou também poderá se manifestar por e-mail dirigido ao sistema de Ouvidoria da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul: ouvidoria@uems.br

Elaboração: Débora Pereira Simões – Matricula 126714021.

1ª revisão e atualização em fevereiro de 2021 (art. 3º, 7º, §4º, Lei 13.460/17), por Wander Medeiros A. da Costa, Procurador de Entidades Públicas MS/UEMS – Matricula n. 97670022.