UEMS

21.09 – UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PARANAÍBA – COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA E BACHARELADO (AMBOS NOTURNOS)

O QUE É ESTE SERVIÇO

É o órgão articulador do trabalho coletivo que permite que o curso legitime os objetivos propostos em seu projeto pedagógico de curso.

  • Executar, em conjunto com a secretaria acadêmica e o DRA, o processo de matrícula e renovação de matrícula dos alunos, de acordo com regulamentação específica;
  • Acompanhar os assentamentos dos diários de classe, do registro de frequência e avaliações, observados os prazos do Calendário Acadêmico;
  • Coordenar e desencadear os processos de aproveitamento de estudo se transferências internas e externas;
  • Informar e orientar o corpo docente e o corpo discente do curso quanto às normatizações internas e demais encaminhamentos dos órgãos da UEMS;
  • Acompanhar o processo de lotação dos docentes, informando aos órgãos competentes as alterações efetuadas;
  • Elaborar o horário de aulas do curso, submetê-lo à aprovação do Colegiado de Curso e acompanhar o seu efetivo desenvolvimento;
  • Supervisionar o cumprimento do Projeto Pedagógico e do horário de aulas dos docentes;
  • Zelar pelo bom cumprimento das atividades dos docentes do curso, aplicando as penalidades cabíveis quando for o caso;
  • Orientar alunos ou seus representantes nos casos de licença previstos nas normas vigentes, comunicando aos docentes o período de vigência do impedimento;
  • Receber recurso quanto aos pedidos de revisão de avaliação escrita, e designar docentes para compor a banca revisora, ouvido o Colegiado de Curso;
  • Promover a integração dos conhecimentos produzidos no curso com a comunidade na qual o mesmo está inserido;
  • Participar do processo de discussão sobre implantação e extinção de cursos, bem como sobre ampliação e redução de vagas;
  • Exercer as competências do presidente do Colegiado de Curso;
  • Representar o curso em eventos promovidos pelas entidades ligadas à área do curso;
  • Articular com a Gerência da Unidade Universitária a promoção e o desenvolvimento de eventos e outras atividades afins realizadas no âmbito das Unidades Universitárias da UEMS;
  • Articular junto ao Colegiado de Curso o processo de elaboração, reformulação e adequação do Projeto Pedagógico do curso, de acordo com as políticas internas e nacionais;
  • Viabilizar a execução das atividades relacionadas ao estágio, selecionando, também, junto à comunidade externa, os campos de estágio adequados à formação exigida pelas disciplinas, firmando termo de compromisso ou, conforme o caso, encaminhando aos órgãos competentes a minuta de convênio;
  • Tomar ciência dos projetos de ensino, pesquisa e extensão referentes às modalidades de Atividades Complementares;
  • Articular, junto ao Colegiado do Curso, a promoção de eventos ligados à pesquisa, ensino e extensão que contribuam para a qualidade do ensino;
  • Encaminhar os planos de ensino, contendo o programa e os critérios de avaliação propostos pelos docentes de cada disciplina, para aprovação do Colegiado de Curso;
  • Publicar em edital as datas dos exames finais previstos para cada disciplina visando evitar o acúmulo de exames no mesmo dia, ouvidos os docentes das respectivas disciplinas;
  • Coordenar o processo de avaliação do curso, incluindo a avaliação do estágio probatório do corpo docente ligado ao curso, de acordo com as normas vigentes; Divulgar, ao corpo docente e discente do curso, os processos de avaliações da Educação Superior e as normatizações referentes ao mesmo, bem como os resultados obtidos com vistas à proposição de medidas pedagógicas para garantir um resultado satisfatório do curso;
  • Executar o cadastro de alunos para fins de avaliação do Curso;
  • Colaborar na elaboração do plano de capacitação docente, ouvido o Colegiado respectivo;
  • Realizar reuniões pedagógicas com o colegiado e docentes do curso;

Administrar os conflitos internos, de forma transparente e objetiva, encaminhando, quando for o caso, para os órgãos competentes.


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Comunidade acadêmica, comunidade externa, técnicos administrativos e docentes.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

SemiPresencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos variam conforme o estabelecido em editais e calendário acadêmico aprovado pelo COUNI.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

As etapas variam conforme o serviço solicitado.


CUSTO DESTE SERVIÇO

Serviços sem custo para o usuário.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

Os prazos seguem o disposto em regimentos e editais correspondentes


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

  • Curso de Ciências Sociais

E-mail: coordenacaocsuemspba@gmail.com

Telefones: (67) 3503-1007

Endereço: Av. João Rodrigues de Melo, s/n, Jardim Santa Mônica – Paranaíba/MS


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

  • Curso de Ciências Sociais

E-mail: coordenacaocsuemspba@gmail.com

Telefones: (67) 3503-1007

Endereço: Av. João Rodrigues de Melo, s/n, Jardim Santa Mônica – Paranaíba/MS


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Agir conforme o caput do Art. 37 da Constituição Federal Brasileira, ou seja, obedecendo aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.


LEGISLAÇÃO

Regimento Interno e Resolução COUNI-UEMS n. 479,de 23 de junho de 2016

DELIBERAÇÃO CE/CEPE-UEMS Nº 268, de 29 de novembro de 2016.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Atendimento: Segunda à sexta feira   das &h30 às 22h.

Sábado das 7h30 às 11h.

 

O usuário poderá manifestar sua satisfação ou avaliação do serviço prestado acessando o portal e-OUV do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Mato Grosso do Sul pelo link: http://www.ouvidorias.ms.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx

Ou também poderá se manifestar por e-mail dirigido ao sistema de Ouvidoria da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul: ouvidoria@uems.br

 


ELABORADO POR

1ª revisão e atualização em fevereiro de 2021 (art. 3º, 7º, §4º, Lei 13.460/17), por Wander Medeiros A. da Costa, Procurador de Entidades Públicas MS/UEMS – Matricula n. 97670022.


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