Atualizado em 04/11/2022 às 16:11
O QUE É ESTE SERVIÇO
No contexto da prestação do serviço público o conceito de “processo” pode ser traduzido em um conjunto de atividades estruturadas com início e fim e que geram valor para o cidadão. As atividades de um processo podem envolver mais de uma unidade da organização, que unirão esforços no objetivo de gerar resultados concretos para o cidadão, uma unidade interna ou outra parte interessada. No âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a Superintendência de Gestão Estratégica, por meio de seu Escritório Central de Processos, é a unidade organizacional responsável por garantir a conformidade dos padrões metodológicos da disciplina de gerenciamento de processos nas Secretarias de Estado do Mato Grosso do Sul.
Por sua vez, os escritórios setoriais de processos são as unidades responsáveis pela condução dos trabalhos de aplicação da metodologia de gestão de processos nas respectivas Secretarias de Estado. No contexto de suas funções finalísticas, os escritórios setoriais de processos são os responsáveis por orientar a aplicação das fases da metodologia nas iniciativas de gestão de processos conduzidas pelas áreas de negócio das secretarias.
Sendo assim, esse serviço consiste na capacitação técnica, no que diz respeito à disciplina de gestão de processos, que o Escritório Central de Processos disponibiliza para as equipes das demais secretarias que irão compor os respectivos escritórios setoriais de processos.
Trata-se de um treinamento disponibilizado por meio de workshops, nos quais é repassado o conhecimento acerca da metodologia de gestão de processos, adaptado conforme as necessidades do solicitante.
QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO
Todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.
CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO
Online
Presencial
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Ofício endereçado à Superintendência de Gestão Estratégica.
ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO
– Envio de ofício solicitando a capacitação, detalhando a necessidade do setor;
– Elaboração de um cronograma para ministração do treinamento junto ao solicitante.
O fluxo de prestação desse serviço pode ser consultado neste link.
CUSTO DESTE SERVIÇO
É gratuito.
PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO
Em média a resposta à solicitação com a proposição de um cronograma de treinamentos leva até 30 dias.
CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO
Ofício endereçado à Superintendência de Gestão Estratégica.
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Transferência de conhecimento com foco na capacitação das equipes de modo a estimular as iniciativas de gestão de processos no âmbito da Administração Estadual.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OUTRAS INFORMAÇÕES
É importante que a demanda pela capacitação esteja alinhada com as respectivas autoridades ligadas à gestão estratégica do órgão ou entidade solicitante.
ELABORADO POR
Joice Gomes
(67) 3318-1054
O que você achou desse serviço?