SECIC

CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER (CEAM)

Atualizado em 03/03/2022 às 15:03

O QUE É ESTE SERVIÇO

O Centro de Atendimento à Mulher Cuña M’Baretê (CAM), foi criado no ano de 1999 passando por restruturação em 2015 para tornar-se o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

O CEAM é importante equipamento do Governo do Estado na prevenção à violência contra mulheres e meninas e na proteção às mulheres cujos direitos foram violados. Oferece atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui ainda espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.

Caso a mulher precise do acompanhamento psicológico e não tenha condições de suportar as despesas com os deslocamentos, o CEAM fornece vale-transporte para os dias de atendimento, facilitando assim o seu empoderamento e a superação da violência.

 

 


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Mulheres vítimas de violência doméstica, que de acordo com a Lei Maria da Penha são elas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Violência física: é qualquer ato contra a integridade ou saúde corporal da vítima.

Violência psicológica: é qualquer ação que cause prejuízo psicológico, como humilhação, chantagem, insulto, isolamento, ridicularização. São também considerados dano emocional e controle de comportamento da mulher.

Violência sexual: é aquela que força a mulher presenciar, manter ou participar de relação sexual indesejada. Impedir o uso de método contraceptivo ou forçá-la à gravidez, aborto ou prostituição mediante força ou ameaça, também se enquadram neste tipo.

Violência patrimonial: São situações quando o agressor destrói bens, documentos pessoais e instrumentos de trabalho.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Presencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Apresentação de documentos pessoais.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Agendamento por telefone 0800-067-1236 ou (67) 3361-7519
Ou ir pessoalmente ao CEAM, que está localizado na Rua Pedro Celestino, nº 437 – Centro – Campo Grande/MS
Horário de Atendimento: 07h30 às 17h30

Não é necessário a apresentação de Boletim de Ocorrência.


CUSTO DESTE SERVIÇO

Não há custos para este serviço.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

O prazo é estipulado pela psicóloga de acordo com a necessidade da pessoa.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

O CEAM, está localizado na Rua Pedro Celestino, nº 437 – Centro – Campo Grande/MS.
Horário de Atendimento: 07h30 às 17h30
Telefone para informações e agendamentos: 0800-067-1236 ou (67) 3361-7519
E-mail: ceam@segov.ms.gov.br

 


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

O CEAM, está localizado na Rua Pedro Celestino, nº 437 – Centro – Campo Grande/MS.
Horário de Atendimento: 07h30 às 17h30
Telefone para informações e agendamentos: 0800-067-1236 ou (67) 3361-7519
E-mail: ceam@segov.ms.gov.br


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Oferecer atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui ainda espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.


LEGISLAÇÃO

Decreto nº 14.270, de 5 de outubro de 2015, que reorganiza o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, e dá outras providências.


OUTRAS INFORMAÇÕES


ELABORADO POR


SVG Essa informação foi util?

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.