Atualizado em 26/10/2022 às 14:10
O QUE É ESTE SERVIÇO
A obtenção do certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose e/ou tuberculose é de adesão voluntária, devendo ser formalmente solicitada à unidade local da IAGRO, na qual o estabelecimento de criação encontra-se cadastrado.
QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO
Produtor rural que possui estabelecimento de criação de bovinos e/ou bubalinos.
CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO
Presencial
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Anexos XIII e XIV da Portaria IAGRO n° 3.617 de 28 de maio de 2019.
Apresentação de dois testes de rebanho negativos consecutivos, com intervalo de seis a doze meses, sendo o segundo teste de brucelose realizado em laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO
Etapa 1 – Solicitação formal à unidade local do serviço veterinário estadual, na qual o estabelecimento de criação encontra-se cadastrado.
Etapa 2 – O médico veterinário habilitado deverá informar à unidade local da IAGRO a data da colheita de sangue e realização dos testes com antecedência mínima de sete dias.
Etapa 3 – Apresentação de dois testes de rebanho negativos consecutivos realizados em bovinos e bubalinos, com intervalo de seis a doze meses, acompanhados para IAGRO da unidade Local onde o estabelecimento se encontra cadastrado.
Etapa 4 – Emissão do certificado pela IAGRO com validade de doze meses.
CUSTO DESTE SERVIÇO
O produtor rural deve custear as atividades de controle e erradicação da brucelose ou da tuberculose.
A emissão do certificado é gratuita.
PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO
Após recebimento pela coordenação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose da Tuberculose Animal – PNCEBT de toda a documentação solicitada, a emissão do certificado é realizada em prazo necessário para análise e avaliação documental.
CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO
As solicitações para a obtenção de certificação de criação livre de brucelose e/ou tuberculose são realizadas nas Unidades Locais da IAGRO.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO
Unidade Local da IAGRO no Município onde se localiza o estabelecimento, ou IAGRO Central – Divisão de Defesa Sanitária Animal, através do telefone: 3901-2704.
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Acompanhamento de todas as coletas de sangue e da realização dos testes de diagnóstico pela IAGRO, sempre agendados previamente pela Unidade Local.
LEGISLAÇÃO
Instrução Normativa n° 10 de 03 de março de 2019
Portaria IAGRO n° 3.617 de 28 de maio de 2019
OUTRAS INFORMAÇÕES
Para entrar em contato com a coordenação do PNCEBT pode-se utilizar os seguintes meios:
Telefones: (67) 3901-2704 / 99961-9203
E-mail: dcazola@iagro.ms.gov.br
ELABORADO POR
Daniela de Oliveira Cazola
Fone: (67) 3901-2704
Criado em 24.10.2022
O que você achou desse serviço?