FUNDECT

CONCESSÃO DE BOLSAS

O QUE É ESTE SERVIÇO

Conceder bolsas para qualificação de recursos humanos em várias modalidades e público, desde bolsas para alunos do ensino fundamental e médio, acadêmicos de graduação e pós-graduação, e para profissionais de distintas formações que conduzem atividades de pesquisa e/ou apoio tecnológico, educacional e de inovação para a sociedade e para o Estado de Mato Grosso do Sul.

 

EDITAIS LANÇADOS PELA FUNDECT

A Fundect não possui um calendário anual de lançamento de editais, sendo necessário o cidadão consultar as Chamadas abertas pelo site: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/. Para seleção de bolsistas vinculados aos Acordos de Cooperação entre Fundect e Instituições de Ciência e Tecnologia e/ou outras instituições parceiras públicas e/ou privadas pode ser feita seleção e/ou indicação de bolsistas. Esta seleção é baseada na competência e habilidades específicas para conduzirem atividades vinculadas à ciência, tecnologia, educação e inovação por períodos preestabelecidos, respeitando os princípios da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e os regulamentos institucionais.

Linhas de fomento do Programa Capital Humano (Concessão de Bolsas)

  • MESTRADO:

Objetiva fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), por meio da seleção de projetos e/ou Programas de Pós-Graduação de IES do Estado de Mato Grosso do Sul, concedendo bolsas para qualificação profissional na modalidade mestrado acadêmico, executando projetos científicos, tecnológicos, educacionais e de inovação. As bolsas podem ser concedidas em cotas aos PPG’s ou diretamente aos mestrandos, dependendo das definições da chamada. [Último edital lançado em 2020].

 

  • DOUTORADO:

Objetivo é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), por meio da seleção de projetos e/ou Programas de Pós-Graduação de IES do Estado de Mato Grosso do Sul, concedendo bolsas para qualificação profissional na modalidade Doutorado acadêmico, executando projetos científicos, tecnológicos, educacionais e de inovação. As bolsas podem ser concedidas em cotas aos PPG’s ou diretamente aos doutorandos, dependendo das definições da chamada [Último edital lançado em 2020].

 

  • PIBIC JUNIOR:

Objetiva selecionar projetos de pesquisa, extensão e de inovação propostos por pesquisadores com vínculo em Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou demais ICT’s do Estado de Mato Grosso do Sul, para concessão de bolsas de Iniciação à Pesquisa Científica a estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado de nível médio de Escolas Públicas (municipal, estadual ou federal) do Estado de Mato Grosso do Sul. [Último edital lançado em 2019].

 

  • PÓS-DOUTORADO:

Objetiva aumentar a produção científica e a competitividade das ICT’s e/ou dos Programas de Pós-Graduação do Estado de Mato Grosso do Sul, atraindo novos doutores plenamente aptos a aplicar os saberes e habilidades adquiridos em diferentes áreas do conhecimento para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico e /ou de inovação. [Último edital lançado em 2014].

 

  • PAPOS:

Objetiva fomentar e consolidar ações de ciência, tecnologia e inovação no estado, a qualificação para elevar os níveis de ensino de graduação e/ou pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do estado de Mato Grosso do Sul, por meio do fortalecimento de projetos políticos-pedagógicos dos cursos, ações de extensão e intercâmbios intra e interinstitucionais, nacionais e internacionais. [Último edital lançado em 2016].

 

  • AGROESCOLA:

Objetiva formar jovens profissionais egressos de escolas agrícolas como multiplicadores de tecnologia em pecuária de corte por meio da transferência de conhecimentos e das tecnologias geradas pela Embrapa Gado de Corte em parceria com o Governo do Estado (Fundect), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Campo Grande, tendo como amparo a prática da Ciência, Tecnologia e Inovação aplicadas à agropecuária. [Último edital lançado em 2019].

 

  • PIBEX:

Objetiva estimular o desenvolvimento de práticas para o atendimento da sociedade nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Habitação, dentre outros, ampliando a oferta de oportunidades e melhorando a qualidade de vida e da educação, por meio da educação continuada e a distância, ampliando o acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e dos processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a melhora social do país. Este Programa visa estimular bolsistas e orientadores a desenvolverem atividades que envolvam relações multi, inter ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade com a Sociedade, por meio da relação bidirecional para solução de problemas urgentes da sociedade. [Último edital lançado em 2014].

 

  • PROFESSOR VISITANTE:

Objetiva inserir professores qualificados, experientes em pesquisa, ensino, extensão e inovação que atuam por, no mínimo, dez anos ou que possuam produção e qualificação equivalente e notoriamente reconhecida em distintas áreas de conhecimento, no auxílio à consolidação da estrutura acadêmica de cursos de pós-graduação das IES de Mato Grosso do Sul. O pesquisador deve ter sido professor de reconhecida competência em sua área e estar aposentado ou oficialmente licenciado no momento da outorga da bolsa. São aplicadas distintas categorias de remuneração ao pesquisador, dependendo do tempo de titulação e/ou produção acadêmica. Este Programa é desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). [Último edital lançado em 2014].

 

  • PDCTR (Antigo DCR/CNPq):

Objetiva o apoio financeiro, por meio de bolsa e auxílio ao projeto de pesquisa, visando atrair pesquisadores desvinculados do mercado de trabalho e fixá-los em instituições de ensino superior e/ou pesquisa, em empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, empresas privadas e microempresas que atuem em investigação científica, tecnológica e/ou inovação, com o objetivo de propiciar o fortalecimento dos grupos de pesquisa já existentes ou a criação de novas linhas de pesquisa de interesse regional, mediante a contínua integração entre os setores acadêmico, científico e empresarial. Os pesquisadores podem apresentar propostas nas vertentes: regionalização e interiorização, por meio de parceria com o CNPq/MCTI. [Último edital lançado em 2019].

 

  • PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL:

Este Programa objetiva proporcionar o aperfeiçoamento profissional de egressos de Graduação, Mestrado e Doutorado que ainda não obtiveram colocação formal na área de inovação em Empresas ou em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, e que tenham interesse em buscar experiências profissionais nas distintas áreas: Gestão Pública; Inovação e Empreendedorismo; Ciência e Tecnologia; Pesquisa e Desenvolvimento integrada com Empresas entre outras áreas. Fazem parte desta ação o Programa o Vetor Brasil Programa, Programa Mídia Ciências, Parceria SEBRAE/Fundect para o Laboratório de Inovação LivingLab, entre outros. [Editais lançados em 2019 e 2020 e seleção nacional pela Vetor Brasil, entre outros]


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Qualquer profissional que se enquadre no perfil definido no edital e/ou nos processos seletivos para concessão de bolsas para atenderem às demandas específicas de aprimoramento profissional nas áreas de Gestão Pública, Inovação e Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, e em Pesquisa e Desenvolvimento integrada com Empresas, e conforme regras estabelecidas nas parcerias específicas e/ou nos respectivos Editais publicados em Diário Oficial do Estado (DOE).


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

SemiPresencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para submissão da proposta são definidos nas publicações de cada Edital e/ou dos Termos de Referência definidos no momento da elaboração e divulgação da Chamada em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE), ou implementação das ações previstas em Acordos de Cooperação firmados com parceiros.

Para ter acesso aos documentos necessários para submissão da proposta, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

As etapas para o processamento desse serviço variam conforme a especificidade de cada Edital publicado em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE), ou implementação das ações previstas em Acordos de Cooperação firmados com parceiros.

Para ter acesso às etapas descritas para submissão da proposta, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/ ou acessar o site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe.


CUSTO DESTE SERVIÇO

Serviço oferecido gratuitamente.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

Os prazos para requerimento, assim como o cronograma para cada etapa, são estabelecidos pelos editais no momento da divulgação de cada Chamada em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE), ou implementação das ações previstas em Acordos de Cooperação firmados com parceiros.

Para ter acesso ao cronograma de cada edital, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/ ou acessar o site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

O acesso para envio eletrônico das propostas se dá pelo site da Fundect em: www.fundect.ms.gov.br ou por meio do sistema SIGFUNDECT: https://sigfundect.ledes.net/.


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Dar ampla divulgação das ações e das bolsas a serem disponibilizadas, conduzir as seleções e a análise documental apresentada na seleção para implementação das bolsas, obedecendo à legislação vigente e com celeridade na resolução dos problemas, objetivando satisfazer o usuário, os pesquisadores e demais profissionais da melhor forma possível, seguindo os princípios da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e os regulamentos dentro de cada Edital.


LEGISLAÇÃO

Dispositivos legais que norteiam as atividades da Fundect:

  • Lei Estadual nº 1.860, de 3 de julho de 1998, que institui a “Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul” e dá outras providências e suas alterações;
  • Decreto Estadual nº 13.545, de 21 de dezembro de 2012, que aprova o Estatuto da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul;
  • Lei Federal nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016;
  • Decreto Federal nº 9.283, de 07 de fevereiro de 2018;
  • Decreto Estadual Nº 15.116, de 13 de dezembro de 2018.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Qualquer informação poderá ser solicitada por meio do e-mail: bolsas@fundect.ms.gov.br, ou pelos telefones (067) 3316-6703, 6715 ou pelo aplicativo de celular Whatsapp (067) 3316-6700.

 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO  DO SERVIÇO

  • Endereço eletrônico da Gerência de Bolsa – Responsável Maria Elizabeth Ferreira Franco: bolsas@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Diretoria Científica – Responsável Edna Scremin-Dias: dcientifica@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Presidência – Responsável Márcio de Araújo Pereira: presidencia@fundect.ms.gov.br;
  • Por aplicativo pelo telefone (067) 3316-6700.

ELABORADO POR

MARIA ELIZABETH FERREIRA FRANCO – GERENTE DE BOLSAS – MATRÍCULA: 10013024

TELEFONE: (067) 3316-6715.


SVG Essa informação foi util?