SED

CURSO NORMAL MÉDIO – HABILITAÇÃO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O QUE É ESTE SERVIÇO

Oferta do Curso Normal Médio – Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio do qual são desenvolvidas práticas educativas para a inserção dos estudantes, futuros professores, no exercício da docência. O objetivo é habilitar profissionais para o exercício da docência na educação infantil e nos 05 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental (Lei 9.394/96, Art. 62). Após a conclusão do Curso Normal Médio, o egresso terá competências voltadas para o exercício da atividade docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prosseguir os estudos na educação superior.


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Pessoas que concluíram, no mínimo, o ensino fundamental.

 


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Presencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1) Certidão de nascimento ou casamento;

2) Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

3) Histórico Escolar do ensino fundamental, se for o caso;

4) Histórico Escolar do ensino médio para ingresso em turmas exclusivas com aproveitamento dos estudos formais concluídos com êxito na educação básica, referente à etapa de ensino médio, se for o caso;

5) Histórico Escolar ou documento equivalente (quando o estudante ainda estiver cursando) o ensino superior, para ingresso em turmas exclusivas com aproveitamento dos estudos formais concluídos com êxito referentes às disciplinas cursadas e equivalentes as deste Curso, se for o caso;


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Etapa 1 – Realizar a pré-matrícula no site www.matriculadigital.ms.gov.br/ no período específico, cadastrar os dados pessoais, escolher três escolas de sua preferência e aguardar a designação.

Etapa 2 – Após publicação da designação, o estudante ou responsável (quando menor) deve comparecer a escola ou centro estadual de educação profissional levando os documentos necessários e confirmar a matrícula.

Etapa 3 – Após confirmar a matrícula, aguardar o início das aulas.

 


CUSTO DESTE SERVIÇO

Gratuito

 


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

O prazo é estabelecido em Cronograma Oficial, quando da oferta de novas turmas.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

Site da Matrícula Digital – www.matriculadigital.ms.gov.br


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

No que tange à matrícula: Site da Matrícula Digital / outras informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Educação http://www.sed.ms.gov.br, e-mail: eduprofiss@gmail.com e pelos telefones: 3318-2203, 3318- 2264 e 3318-2286. Horário de atendimento: 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
www.ouvidorias.ms.gov.br


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Possibilitar a preparação dos docentes com a qualificação mínima exigida pela legislação, para atuar com competência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, colaborando para a oferta de educação básica de qualidade.


LEGISLAÇÃO

Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; Lei Federal n. 11.788, de 25 de setembro de 2008; Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014; Resolução CNE n. 1, de 21 de janeiro de 2004; Resolução CNE n. 2, de 19 de abril de 1999; Parecer CNE/CEB n. 35/2003; Lei Estadual n. 4.621, de 22 de dezembro de 2014; Lei Estadual n. 4.811, de 28 de dezembro de 2015; Deliberação CEE n. 7.110, de 01 de outubro de 2003; Resolução SED n. 2.989, de 18 de novembro de 2015.

 


OUTRAS INFORMAÇÕES

Para o ingresso no Curso Normal Médio – Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, o candidato deverá ter concluído, no mínimo, o ensino fundamental. O candidato que já concluiu o ensino médio ingressará na turma exclusiva com aproveitamento de estudos formais da educação básica, referente a essa etapa de ensino. Quando o candidato já concluiu ou está cursando o ensino superior, em curso de licenciatura, ingressará na turma exclusiva com aproveitamento dos estudos formais da educação básica, referente à etapa de ensino médio, podendo, ainda, aproveitar as disciplinas concluídas com êxito do referido ensino superior e equivalentes as deste Curso. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul divulga a abertura das inscrições para o curso Normal Médio, bem como cronograma oficial nos canais: http://www.sed.ms.gov.br, www.matriculadigital.ms.gov.br. Atualmente, as escolas que ofertam Curso Normal Médio são:

MUNICÍPIO ESCOLA/CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CAMPO GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA
CAMPO GRANDE CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFª MARIA DE LOURDES WIDAL ROMA
CHAPADÃO DO SUL CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO NECKEL
DOURADOS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA EVANILDE COSTA DA SILVA
NAVIRAÍ CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENADOR RAMEZ TEBET
SÃO GABRIEL DO OESTE EE SÃO GABRIEL

ELABORADO POR

Claudio Sergio Rodrigues de Araújo – matrícula 96435028

Jamile Garcia Hadid – matrícula 107740021

Sthefany Caroline Bezerra da Cruz Silva – matrícula 24061021


SVG Essa informação foi util?