FUNDECT

CUSTEIO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO – CT&I

O QUE É ESTE SERVIÇO

Concede apoio financeiro para incentivar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados à Instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas ou por empresários com atividades no Estado de Mato Grosso do Sul.

 

EDITAIS LANÇADOS PELA FUNDECT

A Fundect não possui um calendário anual de lançamento de editais, sendo necessário o cidadão consultar as Chamadas abertas pelo site: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/.

Principais editais e linhas de fomento:

Economias do Futuro:

  • TECNOVA: Objetiva apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis) o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores – novos ou significativamente aprimorados (pelo menos para o mercado nacional) – empresas brasileiras, localizadas em Mato Grosso do Sul e de setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federal, e aderentes à política pública de inovação do Estado de Mato Grosso do Sul. [Último edital lançado em 2019].

 

  • CENTELHA: Objetiva estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado de Mato Grosso do Sul. [Último edital lançado em 2019].

 

  • LIVING LAB MS: Objetiva promover e viabilizar o fomento de ações e projetos de inovação oriundos preferencialmente de startups do Estado de Mato Grosso do Sul e disseminar a cultura de inovação tecnológica no estado, facilitando o acesso do público e meio empresarial à adoção de melhores medidas inovadoras dos seus produtos, processos, marketing e organizações, além da prototipação para obter resultados e soluções que elevem a competitividade das empresas em seus mercados e o desenvolvimento sustentável da economia de Mato Grosso do Sul. [Último edital lançado em 2019].

 

  • NIT: Objetiva apoiar a estruturação, gestão e criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT em Instituições de Ensino Superior (IES) e em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) sediadas em Mato Grosso do Sul, criando a Rede NIT de Mato Grosso do Sul contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, de inovação e socioeconômico sustentável do Estado. [Último edital lançado em 2016].

 

Infraestrutura e Pesquisa:

  • PRONEX: Objetiva apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por grupos de pesquisa e Núcleos de Excelência, sediados no Estado de Mato Grosso do Sul, em áreas que representem significativa contribuição ao desenvolvimento da C,T & I. Este Programa é financiado em parceria Fundect com o CNPq/MCTI. [Último edital lançado em 2014].

 

  • PRONEM: Objetiva apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por grupos de pesquisa emergentes, formados por pesquisadores com destaque na sua área de conhecimento e com experiência na coordenação de projetos, de modo a induzir a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Estado de Mato Grosso do Sul em áreas que representem significativa contribuição ao desenvolvimento da C,T & I no estado. Este Programa é financiado em parceria Fundect com o CNPq/MCTI. [Último edital lançado em 2014].

 

  • PPP: Objetiva apoiar a aquisição, a instalação, a modernização e a ampliação e/ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica das instituições de ensino superior e/ou de pesquisa do Estado de Mato Grosso do Sul, e apoiar a fixação de jovens pesquisadores e a nucleação de novos grupos de pesquisa em qualquer área do conhecimento, contribuindo para desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Estado. Este Programa é financiado em parceria Fundect juntamente com o CNPq/MCTI. [Último edital lançado em 2014].

 

  • UNIVERSAL: Esta seleção tem por objetivo selecionar e apoiar a execução de projetos de pesquisa e de inovação nas Instituições de Ciência e Tecnologia-ICTs e/ou empresas do Estado de Mato Grosso do Sul a fim de fortalecer os grupos de pesquisa e os programas de pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento criativo das estruturas científicas, econômicas, sociais e culturais do Estado de Mato Grosso do Sul. [Último edital lançado em 2017].

 

  • PPSUS: Objetiva apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que contribuem para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, aprimorando o Sistema Único de Saúde (SUS, e promovendo a aproximação dos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia locais para a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Mato Grosso do Sul. Este Programa é financiado através de parceria Fundect com Ministério da Saúde e CNPq/MCTI. [Último edital lançado em 2020].

 

  • MÍDIA CIÊNCIA: Objetiva promover e apoiar a Popularização da Ciência, no âmbito do Programa de Jornalismo Científico (MÍDIA CIÊNCIA) no Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). [Último edital lançado em 2019].

 

  • EDUCA-MS: Objetiva fomentar a produção acadêmica e apoiar o desenvolvimento de projetos interinstitucionais e interdisciplinares e em Rede, com foco na gestão da política pública e na formação de professores da Educação Básica com significativa contribuição para a melhoria dos indicadores do desenvolvimento educacional dos municípios sul-mato-grossenses. [Último edital lançado em 2015].

 

  • BIOTA-MS: Objetiva apoiar a execução de projetos de pesquisa, de extensão e de inovação nas instituições de ensino superior e/ou de pesquisa do Estado de Mato Grosso do Sul a fim de promover a expansão e consolidação da Rede de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e contribuir para a formação de recursos humanos e com a produção de conhecimento que promova o desenvolvimento social e econômico sustentável e a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais dos biomas Cerrado, Pantanal e Chaco. Este Programa foi desenvolvido em parceria com o Projeto Estruturante da Bioeconomia financiado pela Finep/MCTI. [Último edital lançado em 2015].

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação, pesquisadores, ICT’s e/ou empresários, com os resultados disponibilizados para a sociedade em geral.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

SemiPresencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para submissão da proposta são estabelecidos nas publicações de cada Edital no momento da divulgação da Chamada em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE).

Para ter acesso aos documentos necessários para submissão da proposta, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

As etapas para o processamento desse serviço variam conforme a especificidade de cada Edital publicado em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE).

Para ter acesso às etapas descritas para submissão da proposta, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/ ou acessar o site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe.


CUSTO DESTE SERVIÇO

Serviço oferecido gratuitamente.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

Os prazos para requerimento, assim como o cronograma para cada etapa são estabelecidos pelos editais no momento da divulgação de cada Chamada em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE).

Para ter acesso ao cronograma de cada edital, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/ ou acessar o site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

O acesso para envio eletrônico das propostas se dá pelo site da Fundect em: www.fundect.ms.gov.br ou através do sistema SIGFUNDECT: https://sigfundect.ledes.net/.


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

  • Site http://www.fundect.ms.gov.br;
  • Mídias sociais da Fundect;
  • E-mail: projetos@fundect.ms.gov.br ou inovacao@fundect.ms.gov.br;
  • Telefones: (067) 3316-6700, 6723, 6725 e 6730;
  • Por aplicativo pelo telefone (067) 3316-6700.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Compromisso de analisar detalhadamente cada documento entregue à Gerência de Projetos ou Gerência de Inovação, obedecendo à legislação vigente, bem como dar celeridade na resolução dos problemas, com o objetivo de melhor satisfazer o pesquisador, sempre seguindo os princípios da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e os regulamentos dentro de cada Edital.


LEGISLAÇÃO

São os seguintes dispositivos legais que norteiam as atividades da Fundect:

  • Lei Estadual nº 1.860, de 3 de julho de 1998, que institui a “Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul” e dá outras providências e suas alterações;
  • Decreto Estadual nº 13.545, de 21 de dezembro de 2012, que aprova o Estatuto da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul;
  • Lei Federal nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016;
  • Decreto Federal nº 9.283, de 07 de fevereiro de 2018;
  • Decreto Estadual Nº 15.116, de 13 de dezembro de 2018.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Qualquer informação poderá ser solicitada por meio dos e-mails: projetos@fundect.ms.gov.br ou inovacao@fundect.ms.gov.br, ou pelos telefones (067) 3316-6723, 6725, 6730 ou pelo aplicativo de celular Whatsapp (067) 3316-6700.

 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A  PRESTAÇÃO  DO SERVIÇO

  • Endereço eletrônico da Gerência de Projetos – Responsável Jackline Fermau de Almeida: projetos@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Gerência de Inovação – Responsável Lidiane Garcia Pinto da Silva: inovacao@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Diretoria Científica – Responsável Edna Scremin-Dias: dcientifica@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Presidência – Responsável Márcio de Araújo Pereira: presidencia@fundect.ms.gov.br;
  • Por aplicativo pelo telefone (067) 3316-6700.

ELABORADO POR

JACKLINE FERMAU DE ALMEIDA – GERENTE DE PROJETOS – MATRÍCULA: 470655022

TELEFONE: (067) 3316-6725

 

LIDIANE GARCIA PINTO DA SILVA – GERENTE DE INOVAÇÃO – MATRÍCULA: 483699021

TEL: (067) 3316-6723


SVG Essa informação foi util?