PMMS

Disque Denúncia 181

O QUE É ESTE SERVIÇO

 

O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Mato Grosso do Sul. Foi criado em abril de 2002 com o objetivo de permitir a parceria da polícia com a sociedade, proporcionando uma resposta rápida e efetiva no combate ao crime.

 


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Todo cidadão que queira denunciar crimes que já ocorreram, que estão em andamento ou que estão sendo planejados.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Online

Informativo


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O serviço atende de forma ininterrupta e sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos,  em momento algum o denunciante precisa se identificar não precisando dessa forma de nenhuma documentação.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

As denúncias são analisadas e repassadas aos órgãos responsáveis para serem apuradas. Você pode denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou enviar informações que ajude a polícia na elucidação de delitos ou infrações criminais.

Faça sua denúncia

Envie agora a sua denúncia online de forma segura e ajude a polícia na resolução de crimes e sinistros.

Sigilo absoluto

Não diga seu nome, o número do telefone não é identificado e as ligações não são rastreadas ou gravadas.

Denúncia por telefone

A ligação é gratuita e o atendimento ao cidadão funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Denúncia pela internet

Pelo site você preenche o formulário e pode inserir fotos e vídeos, de maneira rápida, interativa e discreta.

Combate ao crime

Denuncie crimes que souber que já ocorreram, que estão em andamento ou que estão sendo planejados.

Ajude a segurança

Sua participação é importante, você pode auxiliar a polícia a combater o crime de forma preventiva e eficaz.


CUSTO DESTE SERVIÇO

As denuncias feitas no site ou por meio de ligação telefônica não tem custo para o denunciante.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

 

O atendimento leva em consideração o tipo, a materialidade e o nível de gravidade da denúncia, por isso é importante que o denunciante observe o seguinte:

  • Informação que possam identificar o autor (características da (s) pessoa. Ex. alto/baixo, gordo/magro, cor de pele, tatuagens ou sinais que o identifiquem)
  • O fato ocorrido ou que está por ocorrer (características do fato. Ex. tráfico de drogas, abusos a menores/idosos/animais, outros delitos criminosos)
  • O Local onde está ocorrendo o delito ou onde irá ocorrer (características do local. Ex.  bairro, rua, cor da casa/prédio/fazenda, veículos tipo/cor)
  • Outras informações que possam ser úteis para elucidação do crime.

Após identificadas e analisadas as denúncias serão repassadas aos órgãos responsáveis e dependerão das investigações para colher provas e tomarem as providencias subsequentes (prisão, detenção e as pessoas levadas à justiça).

 

 


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

 

Site www.181.ms.gov.br

Telefone: 181


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

Diretoria de Inteligência da Policia Militar – DINTEL/PMMS

Telefone: 181/190


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

O nosso compromisso é verificar todas as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.


LEGISLAÇÃO

Lei Estadual n. 2.548, de 6 de dezembro de 2002. – Autoriza o Poder Executivo a implantar, em caráter permanente, o sistema Disque-Denúncia, no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

LEI nº 2.413, de 30 de janeiro de 2002.  – Dispõe sobre normas e procedimentos para prevenção e combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e dá outras providências.

LEI nº 3.490, de 13 de fevereiro de 2008. – Acrescenta dispositivos à Lei nº 2.413, de 30 de janeiro de 2002, que “Dispõe sobre normas e procedimentos para prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, altera a redação dos dispositivos que indica.

LEI nº 3.953, de 11 de agosto de 2010.   – Dispõe sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao assédio sexual e moral e à cultura do estupro, por pessoas jurídicas titulares de benefícios ou de incentivos fiscais, financeiro-fiscais e extrafiscais no Estado de Mato Grosso do Sul.

LEI nº 4.970, de 29 de dezembro de 2016. – Altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 3.953, de 11 de agosto de 2010, que dispõe sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes por pessoas jurídicas titulares de benefícios ou de incentivos fiscais, financeiros-fiscais no Estado de Mato Grosso do Sul.

Lei nº 4.255, de 2 de outubro de 2012.  – Cria o Disque – Idoso no Estado de Mato Grosso do Sul.


OUTRAS INFORMAÇÕES

 

https://www.pm.ms.gov.br/

ou

telefones 181 – 19

0


ELABORADO POR

Cap. QOPM Wardivan Alves de Araújo

Sub Ten QPPM Eugenio Carlos dos Passos


SVG Essa informação foi util?