FUNTRAB

Intermediação de empregos

O QUE É ESTE SERVIÇO

Cadastro no Sistema de Emprego
O trabalhador deve comparecer à Casa do Trabalhador portando seus documentos pessoais, o número do PIS ou Cartão Cidadão e a Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS) para se cadastrar ou atualizar os dados no Sistema.
Importante:
O trabalhador precisa manter seu cadastro atualizado, pois assim que surgir uma oportunidade de trabalho ele
será convocado a comparecer à Casa do Trabalhador.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Os serviços oferecidos pela FUNTRAB MS destinam-se aos trabalhadores, empregadores e todos os cidadãos que visam inserção social através do trabalho, bem como se qualificarem profissionalmente.

CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Online

Presencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

RG, CPF e Carteira de Trabalho (documentos originais)


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Primeiramente o cidadão deverá comparecer a um dos Postos de Atendimento do SINE/MS com os documentos já citados acima, para se cadastrar no Sistema de emprego e a partir de então, ter acessos personalizados ao Sistema com o objetivo de ser encaminhado a uma vaga de emprego.

CUSTO DESTE SERVIÇO

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul–FUNTRAB, instituída pelo Decreto nº 11.082, de 28 de janeiro de 2003, com base na autorização constante na Lei n. 2.584, de 23 de dezembro de 2002, vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho(SEDHAST) é pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia conferida pela Legislação Estadual, sede e foro na capital do Estado, rege-se pelo Código Civil Brasileiro, pela legislação complementar e por este Estatuto. Sendo assim, todos seus serviços prestados são gratuitos.
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PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

A partir do momento em que cidadãos, trabalhadores e empregadores são cadastrados em nosso Sistema de Emprego imediatamente já passam a ter os serviços buscados.

CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

Físicos: Todos os 33 Postos de Atendimento aos trabalhadores das cidades do Estado de MS. Para encontrar os endereços e horários de atendimento, acesse http://www.funtrab.ms.gov.br/rede-de-atendimento/localidades/
Eletrônicos: Portal MTE Mais Emprego está disponível na página da internet
https://empregabrasil.mte.gov.br/  do Ministério do Trabalho e Emprego.
Acesso pelos aparelhos celulares-Aplicativo SINE Fácil através da emissão do CR-Code pelo Sistema de Emprego.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

Por meio do site institucional da Fundação http://www.funtrab.ms.gov.br/fale-conosco/ , através do “Fale Conosco” receberão, pela Assessoria de Comunicação, todas as respostas às perguntas enviadas.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

O atendimento prestado pela FUNTRAB MS prioriza o padrão de qualidade no atendimento a seus usuários, realizando diariamente monitoramento quanto aos resultados de toda equipe de trabalho e consequente orientações para um melhor resultado.
O atendimento prioritário baseia-se na LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000:
Art. 1o – As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento
prioritário, nos termos desta Lei.
Art. 2o – As repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas a que se refere o art. 1o.
Os atendimentos aos usuários referentes às vagas de emprego, solicitação de Seguro-Desemprego e emissão de Carteira de Trabalho ocorrem por emissão de senhas diárias, e são através delas que os usuários poderão consultar sobre o andamento do serviço solicitado. A previsão de tempo de espera para o atendimento dependerá da quantidade de pessoas que solicitaram atendimento no dia, geralmente estipula-se um tempo de espera para atendimento de solicitação de Carteira de Trabalho de 20 a 40 minutos, para os demais atendimentos vagas de emprego e Seguro-Desemprego de 1 hora a 1 hora e 30 minutos. Quanto ao tempo de atendimento, calcula-se para emissão de Carteira de Trabalho tempo de 15 minutos, para vagas de emprego de 15 a 20 minutos e Seguro-Desemprego de 10 a 15 minutos.
Os Atendimentos aos empregadores ocorrem por telefone, visitas externas às empresas e instituições ou pessoalmente aos que vem diretamente à Fundação divulgar as suas vagas de trabalho. Geralmente, este atendimento se dá imediato à procura.

LEGISLAÇÃO

A intermediação de Mão de Obra está em consonância com as legislações determinadas pelo MTE(Ministério do Trabalho), através do Convênio entre MTE e Funtrab, o Convênio CP/SINE/064.

OUTRAS INFORMAÇÕES


ELABORADO POR

Cláudia Yuri Sakemi

Magna Pereira de Melo


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