FUNDECT

INTERNACIONALIZAÇÃO

O QUE É ESTE SERVIÇO

Promove a internacionalização por meio de apoio financeiro a pesquisadores que buscam inserir seus laboratórios e grupos de pesquisa em parcerias internacionais, integrando projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relevantes para o desenvolvimento científico, econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul. Programas e projetos de internacionalização se dão especialmente por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio em Pesquisa (CONFAP) em parceria com demais órgãos de fomento nacionais e internacionais.

 

EDITAIS LANÇADOS PELA FUNDECT

A Fundect não possui um calendário anual de lançamento de editais, sendo necessário o cidadão consultar as Chamadas abertas pelo site: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/.  Todos os programas internacionais atualmente executados pela Fundect são em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio em Pesquisa (CONFAP), junto aos demais órgãos de fomento nacionais e internacionais.

Programas de fomento Internacionalização.

  • FAMELAB: Objetiva identificar e apoiar estudantes para competição internacional de comunicação científica. [Último edital lançado em 2019].

 

  • ERC: Objetiva oportunizar pesquisa na Europa para pesquisadores brasileiros, oferecendo apoio a pesquisadores brasileiros para intercâmbios e visitas científicas, com o intuito de desenvolver colaborações em pesquisa com grupos europeus (em campos de pesquisa selecionados) financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). [Último edital lançado em 2019].

 

  • WATER JPI: Objetiva apoiar projetos colaborativos e transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que abordem questões relacionadas aos desafios da água a serem enfrentados pela sociedade, visando o gerenciamento de recursos hídricos em apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Estas propostas devem conter no mínimo 3 (três) parceiros, de 3 (três) países distintos. [Último edital lançado em 2017].

 

  • MRC: Objetiva avançar de forma cooperativa a relação existente entre os dois países (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte) incentivando o avanço da capacidade de pesquisa e inovação no Brasil por um crescimento sustentável de longo prazo, para o crescimento econômico e enfrentamento dos principais desafios brasileiros. [Último edital lançado em 2018].

 

  • MCI: Objetiva facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre Brasil e Itália, para a cooperação científica, tecnológica e de inovação, por meio da mobilidade de estudantes de doutorado, mestrado (Mestrado ou Laurea Magistrale) e pós-doutores entre os dois países. Oferece apoio a pesquisadores brasileiros que queiram desenvolver parte de sua pesquisa em universidades italianas, por meio de Bolsas de Estudo. [Último edital lançado em 2019].

 

  • DAAD: Objetiva viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado participantes do programa de mobilidade do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por dois a seis meses sem interrupção da vigência da bolsa de doutorado pagas pela FUNDECT. [Último edital lançado em 2020].

 

  • UK ACADEMIES: Objetiva a concessão de recursos para atividades de parcerias (fellowship), e mobilidade de pesquisa a jovens pesquisadores, destinadas a pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa do Reino Unido (UK) para desenvolverem atividades de pesquisa no Brasil. [Último edital lançado em 2020].

 

  • BIODIVERSA: Objetiva fomentar pesquisas científicas transnacionais que abordem questões na interface entre biodiversidade e mudança climática em uma variedade de escalas espaciais e temporais, a fim de promover o conhecimento e apoiar a tomada de decisão refletida e baseada em evidências. [Último edital lançado em 2019].

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado, assim como pesquisadores de ICT’s, professores da educação básica e/ou empresários, dependendo do tipo de parceria ou do edital.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

SemiPresencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para submissão da proposta são estabelecidos nas publicações de cada Edital dada ampla publicidade no momento da divulgação da Chamada em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE).

Para ter acesso aos documentos necessários para submissão da proposta, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Varia conforme a especificidade de cada Edital publicado em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE).

Para ter acesso às etapas descritas para submissão da proposta, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/ ou acessar o site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe.


CUSTO DESTE SERVIÇO

Serviço oferecido gratuitamente.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

Os prazos para requerimento, assim como o cronograma para cada etapa são estabelecidos pelos editais no momento da divulgação de cada Chamada em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE).

Para ter acesso ao cronograma de cada edital, basta acessar o site da Fundect e consultar as Chamadas que estarão abertas em: https://www.fundect.ms.gov.br/editais/abertos/ ou acessar o site do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

O acesso para envio eletrônico das propostas se dá pelo site da Fundect em: www.fundect.ms.gov.br ou através do sistema SIGFUNDECT: https://sigfundect.ledes.net/.


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

  • Site http://www.fundect.ms.gov.br;
  • Mídias sociais da Fundect;
  • E-mail: projetos@fundect.ms.gov.br ou inovacao@fundect.ms.gov.br;
  • Telefones: (067) 3316-6700, 6723, 6725 e 6730;
  • Por aplicativo pelo telefone (067) 3316-6700.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Análise do cumprimento do edital e da documentação entregue à Gerência de Projetos ou Gerência de Inovação, obedecendo à legislação vigente dando celeridade na resolução dos problemas e no atendimento ao pesquisador da melhor forma possível, seguindo os princípios da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e os regulamentos previstos em cada Edital.


LEGISLAÇÃO

Dispositivos legais que norteiam as atividades da Fundect:

  • Lei Estadual nº 1.860, de 3 de julho de 1998, que institui a “Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul” e dá outras providências e suas alterações;
  • Decreto Estadual nº 13.545, de 21 de dezembro de 2012, que aprova o Estatuto da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul;
  • Lei Federal nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016;
  • Decreto Federal nº 9.283, de 07 de fevereiro de 2018;
  • Decreto Estadual Nº 15.116, de 13 de dezembro de 2018.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Qualquer informação poderá ser solicitada por meio do e-mail: internacional@fundect.ms.gov.br, ou pelos telefones (067) 3316-6723, 6725, 6730 ou pelo aplicativo de celular Whatsapp (067) 3316-6700.

 

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A  PRESTAÇÃO  DO SERVIÇO

Os canais para manifestação são:

  • Endereço eletrônico da Gerência de Projetos – Responsáveis: Raiza Machado Vidal de Lima: internacional@fundect.ms.gov.br; Jackline Fermau de Almeida: projetos@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Gerência de Inovação – Responsável Lidiane Garcia Pinto da Silva: inovacao@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Diretoria Científica – Responsável Edna Scremin-Dias: dcientifica@fundect.ms.gov.br;
  • Endereço eletrônico da Presidência – Responsável Márcio de Araújo Pereira: presidencia@fundect.ms.gov.br;
  • Por aplicativo pelo telefone (067) 3316-6700.

ELABORADO POR

JACKLINE FERMAU DE ALMEIDA – GERENTE DE PROJETOS – MATRÍCULA: 470655022

TELEFONE: (067) 3316-6725

 

LIDIANE GARCIA PINTO DA SILVA – GERENTE DE INOVAÇÃO – MATRÍCULA: 483699021

TEL: (067) 3316-6723


SVG Essa informação foi util?