SED

OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS FORMAS: INTEGRADA, CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

Oferta de Cursos de Educação Profissional à população sul-mato-grossense que esteja matriculada no ensino médio ou concluído essa etapa da educação básica. Os cursos operacionalizados atendem às normas do sistema estadual de ensino e encontram-se em consonância às diretrizes nacionais para a educação profissional.

1. Forma Integrada: egressos do ensino fundamental em idade própria para cursar o ensino médio;
  2. Forma Concomitante: estudantes matriculados no ensino médio;
  3. Forma Subsequente: egressos do ensino médio;
  4. Formação Inicial e Continuada (FIC): egressos do ensino fundamental.

1. Forma Integrada:
b) Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental;
c) Guia de Transferência acompanhada da Ementa Curricular do curso, quando for o caso;
d) Comprovante de residência atualizado;
e) Apresentação da Carteira de Vacinação; conforme legislação vigente;
f) Cadastro de Pessoa Física (CPF)
2. Formas Concomitante e Subsequente:
b) Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
c) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
d) Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de estar cursando a partir do 2º ano dessa etapa de educação básica ou, ainda, a partir da 2ª fase do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos;
e) Guia de Transferência acompanhada da Ementa Curricular do curso, quando for o caso;
f) Comprovante de residência atualizado.
3. FIC:
b) Carteira de Identidade (RG) ou carteira de Habilitação (CNH);
c) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
d) Comprovante de Escolaridade;

e) Guia de Transferência acompanhada da Ementa Curricular do curso, quando for o caso.

Etapa 1 – Realizar a pré-matrícula no site www.matriculadigital.ms.gov.br/ no período específico, cadastrar os dados pessoais, escolher três escolas de sua preferência e aguardar a designação.

Etapa 2 – Após publicação da designação, o estudante ou responsável (quando menor) deve comparecer a escola ou centro estadual de educação profissional levando os documentos necessários e confirmar a matrícula.

Etapa 3 – Após confirmar a matrícula, aguardar o início das aulas.

O prazo é estabelecido em Cronograma Oficial, quando da oferta de novas turmas.

Site da Matrícula Digital – www.matriculadigital.ms.gov.br

No que tange à matrícula: Site da Matrícula Digital / outras informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Educação http://www.sed.ms.gov.br; E-mail: eduprofiss@gmail.com e pelos telefones: 3318-2203, 3318- 2264 e 3318-2286. Horário de atendimento: 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.

www.ouvidorias.ms.gov.br

A Educação Profissional possibilita a preparação dos estudantes para a inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação da escolaridade da população por meio de cursos que integram as dimensões: Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia.

Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; Lei Federal n. 11.788, de 25 de setembro de 2008; Lei Federal n. 12.513, de 26 de outubro de 2011; Lei Federal n. 12.816, de 5 de junho de 2013; Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014; Lei Federal n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; Decreto Federal n. 5.154, de 23 de julho de 2004; Decreto Federal n. 8.268, de 18 de junho de 2014; Portaria Interministerial n. 5, de 25 de abril de 2014; Portaria do Ministério da Educação n. 817, de 13 de agosto de 2015;Portaria do Ministério da Educação n. 1.152, de 22 de dezembro de 2015; Portaria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (MEC) n. 41, de 09 de novembro de 2016; Resolução Federal do Conselho Deliberativo n. 3, de 6 de março de 2014; Resolução Federal do Conselho Deliberativo n. 6, de 28 de abril de 2017; Resolução Conselho Nacional de Educação n. 1, de 21 de janeiro de 2004; Parecer CNE/CEB n. 35/2003; Lei Estadual n. 4.621, de 22 de dezembro de 2014; Lei Estadual n. 4.811, de 28 de dezembro de 2015; Deliberação Estadual do Conselho Estadual de Educação n. 10.603, de 18 de dezembro de 2014; Resolução/SED n. 2.259, de 22 de junho de 2009; Resolução/SED n. 2.967, de 20 de maio de 2015; Resolução/SED n. 2.981, de 5 de outubro de 2015.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul divulga a abertura das inscrições para cursos Profissionalizantes, bem como cronograma oficial nos canais:  http://www.sed.ms.gov.br e matriculadigital.ms.gov.br. Atualmente, encontram-se disponíveis na Rede Estadual de Ensino (REE/MS) a oferta de 43 (quarenta e três) Cursos Técnicos distintos e 71 (setenta e um) Cursos de Qualificação Profissional. As escolas e centros estaduais de educação profissional que ofertam cursos são:

MUNICÍPIO ESCOLA/CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
AMAMBAI EE CEL. FELIPE DE BRUM
AMAMBAI EE VESPASIANO MARTINS – EXTENSÃO SALA LINO DO AMARAL CARDINAL
ANASTÁCIO EE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
AQUIDAUANA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AQUIDAUANA GERALDO AFONSO GARCIA FERREIRA
AQUIDAUANA EE CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO
BELA VISTA EE CASTELO BRANCO
CAARAPÓ EE PROFª. CLEUZA APARECIDA V. GALHARDO
CAMAPUÃ CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MARCIO ELIAS NERY
CAMAPUÃ EE CAMILO BONFIM
CAMPO GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA