O QUE É ESTE SERVIÇO

O Programa Rede Solidária, promove o desenvolvimento das pessoas através da educação, cultura esporte, serviços de proteção social e formação profissional, através do trabalho desenvolvido com seus beneficiários fortalecendo o vínculo do programa com suas comunidades, com a promoção de sua transformação pessoal, através de uma ampla convivência comunitária por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento cultural, educacional, psicossocial e profissional em nossas duas Unidades. Unidade I – Ruth Cardoso/ Bairro Dom Antônio Barbosa e Unidade II – Íria Leite Vieira/ Bairro Jardim Noroeste, ambas em Campo Grande/MS.

Atua por meio de 7 módulos:

  • Módulo I – Educação, Cultura e Esporte;
  • Módulo II – Escola da Família;
  • Módulo III – Saúde e prevenção;
  • Módulo IV- Segurança Cidadã;
  • Módulo V – Rede de parceiros e voluntários;
  • Módulo VI – Geração de Trabalho e Renda;
  • Módulo VII – Horta Orgânica comunitária.

Em cada um dos módulos são desenvolvidos projetos que concretizam os objetivos de cada um deles, oferecendo: Oficinas de Musicalização; Arte & Ação; Dança para todos; Brinquedoteca; Biblioteca; Capoeira; Esporte e Cidadania; Informática Cidadã; Apoio Psicossocial, com equipe técnica especializada; Encaminhamento ao mercado de trabalho e à Rede Socioassistencial do Estado, Capacitação e incentivo ao empreendedorismo, ao microcrédito e à cooperativa para comercialização de produtos feitos pelas famílias.


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

As Crianças, Adolescentes e Jovens, também, suas famílias que residem em áreas de grande vulnerabilidade social, atendidas pelas unidades I e II do REDE SOLIDÁRIA e beneficiários atendidos pelo Programa Vale Renda, bem como, em outros programas sociais.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Presencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento
  • Comprovante de Residência
  • Carteira SUS
  • Número de Inscrição Social (NIS), se for beneficiário de algum Programa Social.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

  1. Etapa – Através de reuniões periódicas
  2. Etapa – Avaliações Semestrais com o encerramento de cada módulo

CUSTO DESTE SERVIÇO

O serviço é gratuito.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

O Programa Rede Solidária é contínuo e a inclusão pode ocorrer a qualquer momento, após entrevista e cadastro na sede do programa.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

  • UNIDADE I – Ruth Cardoso, no endereço: Rua Adelaide Maia Figueiredo, n.º 1879 – Bairro Dom Antônio Barbosa – Campo Grande/MS.
  • UNIDADE II – Íria Leite Vieira, no endereço: Rua da Conquista, n.º 649 – Bairro Jardim Noroeste -Campo Grande/MS.
  • Site oficial: http://www.sedhast.ms.gov.br/

 


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

  • UNIDADE I – Ruth Cardoso, no endereço: Rua Adelaide Maia Figueiredo, n.º 1879 – Bairro Dom Antônio Barbosa – Campo Grande/MS.
  • UNIDADE II – Íria Leite Vieira, no endereço: Rua da Conquista, n.º 649 – Bairro Jardim Noroeste -Campo Grande/MS.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

O Programa Rede Solidária acontece por meio da intersetorialidade entre as diversas políticas públicas, derrubando limites de serviços que agem isoladamente, incluindo a participação da sociedade, comunidade e famílias no território onde residem. A busca da intersetorialidade entre as diferentes áreas do governo, otimizando espaços, serviços e competências, é condição imprescindível para que as crianças, adolescentes, jovens e grupos familiares sejam atendidos de forma dinâmica e eficiente, colocando a questão dos direitos fundamentais da infância e juventude como prioridade, desenvolvendo ações socioeducativas para possibilitar um processo de construção de cidadania plena de direitos estabelecidas pelo estatuto da criança e do adolescentes.
O Programa têm estimulado o beneficiário à preservação, valorização e implementação do patrimônio natural e cultural; proporcionando meios que os possibilitem sua integração com a realidade que o cerca, através da participação e adequação, de modo a tornar os projetos um ato salutar e agradável e respeitando a diversidade, sem discriminação de qualquer espécie seja de raça, etnia, cor, religião, credo, nacionalidade, grupo social, por qualquer tipo de deficiência, opção política ou sexual, entre outras.
O Programa tem tempo de espera apenas quando o atendimento é realizado por parceiros, como o SENAI, que oferece seus cursos com o número de vagas limitadas, que tem a rotatividade semestral, quanto ao atendimento às crianças entre 06 e 17, com capacidade de ampliar o atendimento sem nenhuma espera, sendo o atendimento realizado imediatamente após a formalização do cadastro e disponibilidade de vaga no módulo pretendido.


LEGISLAÇÃO

  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)

OUTRAS INFORMAÇÕES

Participe de nossas mídias sociais que tem como missão manter a população informada do que está sendo oferecido no REDE SOLIDÁRIA, disponível em :<https://www.facebook.com/profile.php?id=100016006697886>


ELABORADO POR

Marta Helena Andrade – Matrícula 87583021
Maria Cristina Meza de Queiroz – Matrícula 435037021
Marisvânia Delmondes – Matrícula 470135021


SVG Essa informação foi util?