Atualizado em 05/04/2023 às 15:04
O QUE É ESTE SERVIÇO
Recorrer das autuações e penalidades de multa decorrentes de infrações de trânsito.
QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO
Proprietários de veículo e condutores infratores.
CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO
Online
Presencial
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
O requerimento de defesa ou recurso deverá ser apresentado por escrito de forma legível, no prazo estabelecido, contendo no mínimo os seguintes dados e documentos:
- nome do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da penalidade de multa;
- nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do requerente;
- placa do veículo e número do auto de infração de trânsito;
- exposição dos fatos, fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação;
- data e assinatura do requerente ou de seu representante legal.
- procuração, quando for o caso.
- cópia da notificação de autuação, notificação da penalidade quando for o caso ou auto de infração ou documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito;
- cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente e, quando pessoa jurídica, documento comprovando a representação;
- cópia do CRLV;
A defesa ou recurso não será conhecido quando:
I – for apresentado fora do prazo legal;
II – não for comprovada a legitimidade;
III – não houver a assinatura do recorrente ou seu representante legal;
IV – não houver o pedido, ou este for incompatível com a situação fática;
V – não comprovado o pagamento do valor da multa, nos termos do § 2o
do art. 288 do CTB.
ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO
- Protocolar recurso;
- Analisar e emitir parecer;
- Notificar da decisão.
CUSTO DESTE SERVIÇO
- Não se aplica.
PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO
- Os recursos em 1ª instância devem ser julgados em até 30 dias, podendo ser concedido efeito suspensivo caso não haja análise no prazo estabelecido;
- Os recursos em 2ª instância devem ser apreciados no prazo de 30 dias.
CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO
- Aplicativo DETRAN-MS (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ms.detran.webapp)
- Portal Meu DETRAN-MS (meudetran.ms.gov.br) – Recurso On line para autuações de competência DETRAN/MS.
- Agências do DETRAN-MS
CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO
- Portal Meu DETRAN-MS (meudetran.ms.gov.br) – Recurso On line
- Agências do DETRAN-MS
- Central de Informações: Capital 154 | Interior 3368-0500
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Proporcionar experiências positivas aos clientes desde a solicitação até a execução e entrega do produto/serviço final, pautados em valores de excelência e ética.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Não se aplica
ELABORADO POR
Dirhab (Diretoria de Habilitação) do Detran-MS – (67) 3368-0356
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