CBMMS

2 RESGATE E ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Atualizado em 07/12/2022 às 10:12

O QUE É ESTE SERVIÇO

É o conjunto de ações destinadas ao atendimento de emergências fora do ambiente hospitalar, destinado às vítimas de trauma (acidentes de trânsito, domésticos, de trabalho, etc.), violência (por arma de fogo, agressão física, espancamento, etc.), afogamento, queimaduras, emergência clínica (mal súbito, emergências cardiológicas, neurológicas, respiratórias, obstétricas, etc.) e distúrbios psiquiátricos; visando a sua estabilização clínica e remoção à uma unidade hospitalar adequada.


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Presencial


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Não há necessidade de apresentação de documentos pessoais para solicitação de atendimento.


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Etapa 1 – Efetuar contato telefônico via 193;

Etapa 2 – Solicitar atendimento informando detalhadamente a situação e localização da ocorrência;

Etapa 3 – Seguir as orientações do atendente com a finalidade de garantir a segurança e subsidiar o atendimento pela guarnição de resgate e atendimento pré-hospitalar, e aguardar a chegada da guarnição;

Etapa 4 – A guarnição mais adequada ao tipo de incidente informado será acionada para o atendimento, considerando a proximidade do local e demais características da ocorrência;

Etapa 5 – Ao chegar ao local, a guarnição efetuará o atendimento, utilizando-se de táticas, técnicas e equipamentos necessários e adequados ao tipo de ocorrência.


CUSTO DESTE SERVIÇO

Não há custos para a execução do atendimento.


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

Não existe prazo para prestação dos serviços, sendo que a devida atenção será dada no menor prazo possível, ante a grande demanda registrada. Prioridades serão dadas der acordo com a potencialidade do dano a vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

O acesso ao serviço de resgate e atendimento pré-hospitalar se dá exclusivamente por telefone nº 193.


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

O usuário poderá obter informações sobre o serviço de resgate e atendimento pré-hospitalar por telefone via 193 ou presencialmente em quaisquer unidades operacionais do Estado de MS.


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

A Corporação Bombeiro-Militar tem como objetivo permanente o atendimento de excelência em resgate e atendimento pré-hospitalar, comprometida com o treinamento contínuo de seus integrantes para um rápido e eficiente atendimento, objetivando salvar vidas e bens, proporcionando transporte com segurança até a unidade hospitalar adequada.

Por ser caracterizado como serviço de urgência e emergência, o tempo resposta (tempo em que uma viatura leva para chegar ao local, após ser solicitado) tem importância preponderante para o sucesso da missão.

Os militares integrantes do CBMMS guardam o dever de tratar com respeito, atenção e humanidade, trabalhando sempre em prol do bem comum, salvando vidas e riquezas.


LEGISLAÇÃO

Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul de 1989.

Lei Complementar nº 188, de 3 de abril de 2014.

Lei Estadual nº 4.335, de 10 de abril de 2013.


OUTRAS INFORMAÇÕES

No caso de outras informações, serão acrescentadas neste documento.


ELABORADO POR

TC QOBM Wandner Valdivino Meirelles – Matrícula 113.127-021

TC QOBM André Delai Rufato – Matrícula 109.428-021

Capitão QAOBM Ricardo do Nascimento Miranda – Matrícula 97.449-021

Ten  QOEBM André Luiz de Albuquerque Vasconcelos – Matrícula 484.829-021


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