Atualizado em 27/11/2018 às 11:11
O QUE É ESTE SERVIÇO
Visa o fomentar/acompanhar/fortalecer e potencializar as iniciativas de economia criativa que serão selecionados por curadores designados pela Coordenadoria de Economia Criativa – SECC/MS como portfólio da edição – para 20 vagas.
QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO
Profissionais ou coletivos do Estado de MS, que atuarem na produção e difusão de produtos e serviços autorais e de valor simbólico nos segmentos dos setores criativos definidos para cada edição do festival.
CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Documentos necessários para obtenção do serviço é especificada em edital.
ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO
1 – Lançamento da Chamada Pública no portal da SECC e publicação no Diário Oficial do Estado;
2 – Período para o envio das propostas e documentos via e-mail;
3 – Período de Seleção;
4 – Publicação da relação dos SELECIONADOS no portal da SECC e publicação no Diário Oficial do Estado;
5 – Reuniões para pré-produção e alinhamentos.
CUSTO DESTE SERVIÇO
A organização do “MS Mostra MS” disponibilizará alimentação, hospedagem e transporte à partir de Campo Grande para (01) um representante dos segmentos selecionados.
PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO
A data de realização do festival.
CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO
O Edital – pode ser obtido oficialmente no site www.imprensaoficial.ms.gov.br, e disponível na INTERNET no seguinte endereço eletrônico: www.secc.ms.gov.br.
O Edital – e seus anexos – são enviados via e-mail para todos os Gestores Culturais do Estado de Mato Grosso do Sul para divulgação e possível participação de empreendedores de seus municípios.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO
1 – DOE – Imprensa Oficial;
2 – Site oficial: www.secc.ms.gov.br ;
3 – E-mail pessoa física/jurídica disponibilizado na inscrição;
4 – No ambiente físico da SECC, endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – 5º andar – Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”;
5 – Grupo de Wattsap com todos os expositores selecionados.
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Compromissos:
- Hospedagem – em hotéis selecionados pela organização do evento no município onde acontece o festival;
- Alimentação – em restaurantes selecionados pela organização do evento no município onde acontece o festival;
- Transporte – empresa de transporte rodoviário contratado pela organização do evento
Tratamento:
- Equipe da Coordenação de Economia Criativa designada para acompanhar e assessorar durante todo o evento.
Mecanismos de consulta:
- E-mail – economiacriativasectei@gmail.com;
- Telefone: (67) 3316-9326;
- Grupo de Wattsap.
LEGISLAÇÃO
Decreto Estadual Nº 14.692/2017
OUTRAS INFORMAÇÕES
- Programação do Espaço “MS mostra MS – Espaço Economia Criativa” se dará a partir da inscrição dos interessados, sendo prioridade contemplar coletivos e artistas que estejam alinhados às premissas da Economia Criativa: criatividade, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação;
- GLOSSÁRIO:
Para fins desse edital consideramos os seguintes conceitos:
CRIATIVIDADE: Capacidade ou habilidade de criar, de solucionar problemas através de uma maneira nova ou diferente da habitual; de atingir objetivos e propósitos, antigos ou novos, através de novos caminhos.
CIDADANIA: corresponde a um conjunto de direitos e deveres, individuais e coletivos, que tratam das relações sociais e políticas pautadas pela solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia e a ética.
DIVERSIDADE CULTURAL: é a manifestação da originalidade e da pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades; é uma das fontes do desenvolvimento, entendido não somente em termos de crescimento econômico, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória; é fonte da criatividade de um povo.
ECONOMIA CRIATIVA: contempla as dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição, circulação, difusão, consumo e fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos, cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social.
EMPREENDEDORISMO: é a capacidade de criação de valor por pessoas ou organizações na implantação de ideias ou empreendimentos criativos, assumindo riscos e implantando ações concretas.
EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS: as atividades produtivas de base cultural com fins econômicos (comerciais e solidários) inseridas nos setores criativos.
EMPREENDEDORES CRIATIVOS: pessoas físicas que atuam nos diversos setores criativos (artistas, produtores culturais, gestores, técnicos e demais profissionais).
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS: corresponde ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas de planejamento, organização, coordenação, monitoramento e avaliação de atividades produtivas concebidas com a finalidade de garantir o cumprimento dos objetivos e propósitos dos empreendimentos.
GESTOR DE EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS: profissional criativo, empreendedor e inovador, com capacidade analítica e crítica das dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas do setor criativo onde atua, além de possuir o domínio de técnicas de gestão aplicadas ao desenvolvimento das atividades produtivas do empreendimento.
SETORES CRIATIVOS: Todos aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social.
SUSTENTABILIDADE: termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. O conceito de sustentabilidade é multidimensional integrando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais. A sustentabilidade de um empreendimento criativo se dá a partir de um modelo de gestão que garanta a sua sobrevivência econômica, a suas relações com a sociedade, o uso racional de recursos ambientais e a compreensão da diversidade cultural como fonte de criatividade e inovação.
ELABORADO POR
Ricardo Maia dos Santos | Coordenador de Economia Criativa | 427104024 |
Deise de Barros Arantes de Lima | Assessora Técnica COEC | 427560022 |
O que você achou desse serviço?