FUNSAU - Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Serviço de Apoio Técnico Assistencial

O QUE É ESTE SERVIÇO

O Serviço de Apoio Técnico Assistencial, é responsável pelos cuidados multiprofissionais dos pacientes, ligada à Diretoria Técnica Assistencial, conta com profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

 Educação física
Atua na reabilitação cardíaca, o atendimento desses pacientes ocorre no ambulatório, e esse serviço é ofertado aos pacientes oriundos de internação com ou sem cirurgias cardíacas. O serviço é agendado no ambulatório onde também ocorre o programa de Reabilitação Cardíaca.

Fisioterapia
Atua tanto na parte respiratória, quanto na motora, fazendo com que os efeitos deletérios da internação sejam amenizados ou que ele tenha uma recuperação satisfatória da sua funcionalidade. Atende 24 horas os pacientes internados nas unidades do HRMS.

Fonoaudiologia
O Serviço atende as linhas de cuidados adulta e materna infantil. Dentro do Hospital trabalha se com distúrbio da deglutição, que é a dificuldade de engolir. Analisam e preparam para retirar a sonda de bebês e adultos. Na reabilitação tem por objetivo fazer com que esse paciente volte a se alimentar pela boca. Quando não é possível, fazemos a indicação da via alternativa de alimentação. Atendem pacientes internados no HRMS.

Psicologia
Trabalhamos com foco especifico em relação à doença e à hospitalização.busca se o suporte emocional para pessoas que não estão conseguindo aderir ao tratamento internados no HRMS, que recebem diagnóstico de doenças.Atendimento a pacientes internados.

Serviço social
A função principal é intervir nas questões sociais que possam interferir no processo de saúde e doença, contribuindo no atendimento humanizado do usuário desde sua entrada ate a desospitalização. A atuação é de equipe matricial, ou seja, somos acionadas por meio de solicitação de parecer da equipe de saúde, buscando sempre dar um suporte técnico a demanda. Atende se a situação de vulnerabilidade social, violência, negligência familiar contra criança e adolescente, violência doméstica, violência contra o idoso e contra a mulher.
Trabalhamos com toda rede de apoio assistencial, realizando orientações, encaminhamentos e contra referências responsáveis.

Terapia ocupacional
O serviço atende as linhas de cuidados adulta e materna infantil. Na UTI Neonatal, ajudamos a desenvolver os bebês prematuros, na parte motora e sensorial, prevenção de atraso com desenvolvimento global do bebê.
Na linha de cuidado adulta, atende o CTI e Clínica Médica e em algumas situações a Psiquiatria e o Serviço de Atenção Domiciliar. O objetivo é os pacientes neurológicos, realizando um trabalho da prevenção de contratura e deformidade, órtese de membro superior e inferior e outros


QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Pacientes do ambulatório, internados e ou em observação no PAM.


CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO

Online

SemiPresencial

Presencial

Informativo


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Cartão SUS – documentos pessoais


ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

O atendimento será feito pelos profissionais através de equipes de referencia ou equipe matricial.


CUSTO DESTE SERVIÇO

sem custo


PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

Se for por equipe de referencia imediatamente
Se for por equipe matricial em até 12 horas


CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

Telefone 3378 2698


CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

www.hospitalregional.ms.gov.br


CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO


COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Prestar atendimento integral ao Usuário do SUS.


LEGISLAÇÃO

Sem legislação especifica


OUTRAS INFORMAÇÕES

Sem informações adicionais


ELABORADO POR

Keila Regina de Oliveira – matricula 62956021


SVG Essa informação foi util?