Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev)

PLANTÃO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE DE TRABALHO

*ESTE SERVIÇO ESTÁ SUSPENSO ENQUANTO DURAR A PANDEMIA DO COVID-19*

O serviço de plantão psicológico no ambiente de trabalho é embasado na psicologia clínica e organizacional. Trata-se de uma maneira de humanizar as relações de trabalho, contribuindo para o bem estar psicológico dos servidores e do clima organizacional da instituição, por meio da promoção, prevenção e tratamento da saúde mental no trabalho.

Os atendimentos são realizados por estagiários dos 9º e 10º semestres de graduação em psicologia, supervisionados pela equipe profissional,  que integra a clínica-escola/laboratório de saúde mental e qualidade de vida no trabalho,  da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.  A metodologia de intervenção adotada é de pronto-atendimento, num espaço de escuta qualificada e acolhimento para os servidores  e, quando necessário, seus familiares.

• prioritariamente, servidores públicos em exercício nas unidades de trabalho da Ageprev (efetivos, comissionados, terceirizados e credenciados)
  • extensível aos segurados do Regime Próprio de Previdência – RPPS/MS (aposentados e pensionistas), em situação de crise psicológica,  identificada durante os atendimentos presenciais na Agência.

Apenas identificar-se como servidor em exercício em uma das unidades de trabalho da Agência,   ou, como segurado (aposentado ou pensionista) em atendimento na Agência.

Atendimento presencial, na sede da Agência e no endereço da Diretoria de Perícia Médica Previdenciária – DIPMP – Endereço (Diretoria de Perícia Médica Previdenciária)
Rua Franklin Roosevelt, 68 – 1º andar, sala do plantão psicológico – Centro CEP 79002-470 Campo Grande/MS  Dia e horário de atendimento: quarta-feira, das 8h às 11h

ETAPA 1 – busca espontânea do atendimento pelo servidor  e/ou  seu  encaminhamento,   em situação de crise,   para o plantonista

ETAPA 2– realização de atendimento pelo plantonista: escuta qualificada, acolhimento e orientação psicológica.

ETAPA 3 – se necessário, encaminhamento para atendimento psicoterápico na clínica-escola/laboratório de saúde mental e qualidade de vida no trabalho, da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (adesão voluntária pelo atendido).

O serviço é gratuito.

A demanda é circunstancial, dinâmica e espontânea, em formato de pronto-atendimento; havendo fila de espera, aguardar atendimento por ordem de chegada no espaço de atendimento.

Atendimento presencial

Endereço (sede):
Av. Mato Grosso, 5778 – Bloco n.1, Auditório – Jardim Veraneio CEP 79031-001 Campo Grande/MS
Dia e horário de atendimento: segunda-feira, das 8h às 11h

Endereço (Diretoria de Perícia Médica Previdenciária)
Dia e horário de atendimento: quarta-feira, das 8h às 11h

Qualquer usuário que queira obter mais informações sobre o serviço de plantão psicológico no ambiente de trabalho deverá telefonar para a Assessoria Técnica-Executiva da Agência, no 3323 7364, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min

1. respeito,  na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser human;
  2. promoção da saúde e a qualidade de vida dos servidores, apoiando e contribuindo para eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão no ambiente de trabalho, ambiente familiar e social;
  3. aprimoramento profissional continuo;
  4. oportunidade e segurança do acesso ao serviço pelo público-alvo;
  5. anonimato, confidencialidade e sigilo profissional.

No caso de novas informações, serão acrescentadas neste documento.

Gizelda Giffoni Dias – Matrícula n. 132408022